Realizado no âmbito de uma parceria estabelecida entre a DRCC e o PNA, o projeto-piloto PEMCE CENTRO 2030 integra a realização de uma formação-ação, de escala regional, dirigida às equipas políticas e técnicas, da cultura e da educação, de todos os municípios da área de influência da DRCC.
OBJETIVOS
Com o projeto-piloto pretende-se potenciar a reflexão e o diálogo sobre as políticas culturais locais concorrendo, por um lado, para a sensibilização dos participantes para a importância da articulação das políticas culturais locais com outras escalas e áreas de intervenção municipal (como especial atenção para a Educação); e, por outro lado, para a capacitação dos envolvidos para uma participação ativa e qualificada nas várias etapas do processo de elaboração de um PEMCE.
O PEMCE CENTRO 2030 visa atingir os seguintes objetivos específicos:
- Sublinhar o papel central que o poder local tem na afirmação da cultura como fator distintivo do desenvolvimento sustentável do território.
- Caraterizar órgãos e instrumentos de gestão autárquica nas áreas da Cultura e Educação existentes no território.
- Apresentar a proposta metodológica do PolObs para desenho e implementação de um PEMCE.
- Identificar as diferentes etapas do Diagnóstico Externo das dinâmicas culturais municipais.
- Analisar o processo de Participação Cidadã concebido para a elaboração da versão 0 do PEMCE.
- Potenciar a cooperação e a articulação no desenho de PEMCE entre os diferentes municípios.
DESTINATÁRIOS
A formação-ação destina-se a grupos de 40 participantes:
- cada município deve indicar um máximo de quatro participantes;
- para além de representantes da área da Cultura e da área da Educação, os grupos integram participantes de outras áreas de intervenção municipal (e.g. Ação Social, Ambiente, Comunicação, Mobilidade, Turismo, Urbanismo);
- na seleção dos participantes são tidos em linha de conta aspetos que salvaguardem a diversidade (e.g. género, idade);
- os participantes são agrupados por NUT 3.
DURAÇÃO
A formação-ação tem a duração de 25 horas teórico-práticas em formato hibrido (21 presenciais e 4 online), acrescidas de 25 horas de trabalho autónomo para leituras e preparação de trabalhos propostos.
ESTRUTURA
- Seminário de Abertura: Planos Estratégicos Municipais Cultura-Educação
- Módulo 1: O papel central do poder local nas politicas culturais…
- Módulo 2: Guidelines para o Desenho de Planos Estratégicos Municipais Cultura-Educação
- Módulo 3: Metodologias multidisciplinares para diagnósticos transdisciplinares das dinâmicas culturais municipais
- Módulo 4: Metodologias participativas para a elaboração de PEMCE
- Módulo 5: O 2CN-CLab em ação: um laboratório criativo e participativo para a elaboração colaborativa de PEMCE
- Fórum de Encerramento: Ideias de projeto para potenciar a articulação dos PEMCE 2030 na Região Centro
METODOLOGIA
Na formação-ação utiliza-se uma metodologia participativa para a produção de conhecimento a partir de um conjunto de autores e de práticas, nacionais e internacionais, às quais se junta um olhar particular para a realidade de cada NUT 3 e a experiência dos participantes na ação.
A formação-ação inicia-se com um Seminário, que juntará todos os participantes de todos os municípios, onde será efetuada, para além da apresentação do documento “Guidelines para o Desenho de Planos Estratégicos Municipais Cultura-Educação” e da plataforma online PEMCE, a explicação da metodologia de trabalho a aplicar. Nesta sessão também se procurará aferir as expectativas dos participantes face ao processo.
Não obstante o seminário de abertura ter uma dimensão mais expositiva, as restantes sessões incluem, para além de momentos expositivos, espaços de debate em grande grupo e pequenos grupos, bem como momentos de análise de casos práticos.
A plataforma PEMCE será uma ferramenta importante para agregar todos os conteúdos da formação-ação, mas também para potenciar a interação e o trabalho dos participantes no período que medeia as sessões presenciais e nas sessões online.
A formação-ação termina com um Fórum, que mais uma vez juntará todos os participantes de todos os municípios da área de influência da DRCC, para que os grupos criados ao nível das NUTS 3 possam apresentar e discutir as ideias de projetos concebidos para potenciar o trabalho colaborativo de desenho do PEMCE no seu território.
RESULTADOS
- Fichas de caraterização de órgãos e instrumentos de gestão autárquica Cultura-Educação dos diferentes municípios.
- Ideias de projeto concebidas pelos participantes para potenciar a articulação no desenho dos PEMCE 2030 na Região Centro.
- Relatório de avaliação da formação-ação.